UEPG firma parceria para intercâmbios virtuais com países de língua portuguesa

6 DE DEZEMBRO DE 2023

Estudantes de países de língua portuguesa poderão realizar intercâmbios virtuais com auxílio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É o que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou na última quinta-feira (30), na mesa de abertura do 5º Encontro da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa, na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Moçambique. Por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), a edição inaugural deve iniciar no primeiro semestre de 2024.

O projeto será voltado para estudantes da graduação e executado por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A parceria nasceu da experiência do Nutead em mobilidade virtual internacional, como ressalta o vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB das Instituições Públicas de Ensino Superior e assessor da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Carlos Willians Jaques Morais. “Desde 2019 temos realizado a mobilidade entre a UEPG e a Universidade Aberta de Portugal, com ofertas de disciplinas nos ambientes virtuais das duas instituições”, conta. O sucesso nesta categoria de mobilidade fez com a Capes convidasse a UEPG para ampliar o projeto junto à Associação EaD dos países de Língua Portuguesa.

“Temos 20 disciplinas dos cursos a distância da UEPG, que serão ofertadas para estudantes de Cabo Verde e Moçambique. Em breve, eles também apresentarão as disciplinas disponíveis dos cursos deles para nossos alunos”, complementa Morais. Segundo ele, a experiência será de grande enriquecimento cultural. “Também será de uma diversificação curricular que tornará a formação ainda mais ampla”.

Suzana Gomes, diretora de Educação a Distância da Capes, explica que o programa funcionará em via de mão dupla. “A ideia é ofertarmos, de forma virtual, disciplinas já disponíveis no Brasil aos outros países que fazem parte da Associação e levarmos disciplinas ofertadas em outros países para o Brasil”. Para ela, a educação a distância é fundamental para um país como Brasil, que tem proporções continentais. “A Capes, via UAB, permite o acesso ao ensino superior de jovens adultos, situados na periferia, no meio rural, nos grandes centros, e que estão impedidos, por suas condições de vida e trabalho, de frequentar um curso presencialmente”, afirma. “Isso vale também para os países africanos”, completa.

Para conhecer os cursos a distância do Nutead, acesse o link aqui.

Texto: Jéssica Natal

Foto: Aline Jasper